sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Do feriado e da cozinha ...

 Ontem foi dia de arrumações em casa! E a quantidade de medicamentos fora de prazo que havia espalhados lá por casa? Tudo ensacado e directinho para a farmácia!! =))



Já disse aqui que adoro cozinhar ... e que volta e meia vou por um ou outra coisita que vá fazendo ... pois bem, ontem acabaram por me pedir Ovos Bennedict ... e por isso, aqui seguem eles e a respectiva receita!
Há quem ponha Molho Holandês por cima (aqui entre nós deve ficar um pequeno espetáculo) mas lá em casa ninguém quer, por isso, não entra na receita =)

Ovos Benedict

1 a 2 ovos por pessoa,
Torradas direitas (consoante o número de ovos),
Manteiga e Fiambre a gosto.

 
Ir torrando as fatias de pão.
Se alguém quiser molho holandês por cima dos ovos, fazê-lo primeiro.

Colocar água ao lume; entretanto, em tigelas individuais colocar um bocado grande de película aderente de cozinha (grossa!!), untar com umas gotinhas de óleo ou azeite e sal fino. Deitar o ovo para a tigela, pegar nas pontas da película, e dar um nó, junto à clara, deitando fora o ar. (Se possível, tentar fazer a clara circundar toda a gema.)
Quando a água estiver a ferver, inserir os ovos e deixar ficar a ferver durante 5-6 minutos, não mais! 
Retirar os ovos e colocá-los numa tigela com água fresca e gelo. Repousar.
Colocar as torradas no centro dos pratos, colocar a manteiga e o fiambre por cima a gosto, abrir os saquinhos dos ovos e colocá-los em cima do fiambre. Espalhar molho holandês por cima dos ovos de quem quiser! Servir na hora.

Ontem acompanhámos com um bocadinho de presunto ao lado e uns espargos. Divino!!





Um ovo ainda fechadinho ...



Um prato de dois ovos, abertos para se ver o ovo aberto, e com pimenta por cima...

Quando se morde o ovo e ele esta assim com a gema, é quando sabemos que correu mesmo tudo bem! =)


E pronto, todos gostaram e eu cá deliciei-me, porque adoro cozinhar e quando as coisas correm bem, a mim sabe-me por demais! =))

Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que pensas, que eu respondo. Mas respondo aqui no meu cantinho =) Depois vem cá espreitar a resposta ;)
Beijinhos