sexta-feira, 9 de março de 2012

Cheese Cake de ...

olhem, do que quiserem! ... a receita que vos vou dar, foi tirada deste blog, andei À procura de uma na net, e gostei desta ... fiz e ficou maravilhoso ...

Aqui à tempos falei-vos de ter feito docinhos e de ainda não ter as fotos ... pois, este foi um deles! A outra receita foi a dos donuts, mas essa não vou pôr que eles não ficaram como deviam ter ficado ... como os donuts mesmo mesmo donuts! =P ahahah

Atenção a dois pormenores ... não havia morangos congelados, por isso fiz de frutos silvestres ... so me lembrei no fim quando já estava a comer, que devia ter coado o molho, para tirar as grainhas todas, porque faz diferença quando se come ... depois, para derreter a gelatina convém ser mesmo mesmo água a ferver! E se não ficar bem derretida, fervam mais água (não entrando em exageros!) porque a gelatina tem mesmo de derreter por completo! ...

Fiz com um pacote de bolacha maria, de 200gr e não 180gr ... para a próxima faço com dois pacotes de bolachas, alterando devidamente as proporções do leite e manteiga ... a parte da bolacha é o que mais adoro no bolo, e assim fica com pouca altura (a forma é mesmo larga! xD)



CheeseCake

Base:
180g de bolacha Maria (ou bolacha de aveia)
40g de manteiga derretida
4 colheres de sopa de leite
Recheio:
200g de queijo creme (tipo philadelphia)
150g de iogurte grego (ou a mesma quantidade de iogurte natural)
150g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
5 folhas de gelatina incolor
200ml de natas*
1 colher de sopa de sumo de limão
Cobertura de Morango (ou do que quiser!!!):
250g de morangos congelados
120g de açúcar
4 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de sumo de limão

Preparação:
Base:
Trituras as bolachas. Juntar as bolachas com a manteiga e o leite. Misturar até obter uma mistura com aspecto de areia grossa (se necessário juntar um pouco mais de leite).
Colocar um aro de semifrio (de 20 cm) sobre o prato de servir (o prato deve ser completamente raso). Colocar a mistura das bolachas dentro do aro, de modo a cobrir uniformemente o fundo e pressionar (costumo utilizar o fundo de um copo para facilitar a tarefa).

Recheio:
Numa taça, juntar o queijo creme com os iogurtes e o açúcar. Bater com a batedeira até obter um creme liso e brilhante.
Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria, por alguns minutos.
Bater as natas com o sumo de limão até ficarem bem firmes*.
Escorrer as folhas de gelatina e dissolve-las em 3 colheres de sopa de água quente. Deixar arrefecer um pouco e juntar à mistura do queijo creme. Misturar muito bem com uma vara de arames.
Posteriormente, envolver suavemente as natas na mistura do queijo.
Com cuidado verter o creme preparado para dentro do aro. Levar ao frigorífico até solidificar (costumo deixar durante a noite a refrigerar)

Cobertura de Morango:
Num tachinho colocar todos os ingredientes da cobertura e levar ao lume. Deixar cozinhar em lume brando até os morangos ficarem desfeitos e espesso (cerca de 5 minutos, mexendo frequentemente). Retirar do lume e triturar com uma varinha mágica. Deixar arrefecer completamente.
Na altura de servir, retirar o cheesecake do frigorifico e com cuidado retirar o aro. Espalhar a cobertura de morango sobre o cheesecake.








E vocês, gostam deste docinho?

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada =)

      E apesar de ser uma receita grande, e teres de fazer de preferência de um dia para o outro, para o "centro" assentar bem ... na realidade não demora muito tempo a preparação... na primeira vez sim, porque estas a ler tudo muito bem, à letra, com medo de enganar, mas depois de feito pensas: ah, até nem é dificil! =))

      Eliminar

Diz o que pensas, que eu respondo. Mas respondo aqui no meu cantinho =) Depois vem cá espreitar a resposta ;)
Beijinhos